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Toda empresa, em algum momento de sua história, passa pelo processo de reduzir custos. Em algumas, esse processo é contínuo e já faz parte do DNA da empresa. Um erro bem comum é não planejar como fazer uma redução de custos e acreditar que comprar um café ou papel higiênico mais barato é o suficiente para melhorar o resultado da empresa. Frustrados com os resultados, os empresários partem para redução do quadro de funcionários, mas em muitos casos isso compromete os serviços (ou produção) das empresas.

Pensando em estratégias inteligentes, alguns casos são famosos pelo sucesso com ações, digamos, inusitadas ou estranhas à primeira vista. Quero compartilhar 3 casos curiosos e eficazes.

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O primeiro caso, mundialmente famoso, é o da American Airlines [1]. Relata-se que, na década de 1980, a empresa decidiu reduzir uma única azeitona de cada refeição. Essas azeitonas a menos representaram uma economia de US$ 40 mil (algumas fontes falam de US$ 500 mil) ao ano.

O segundo, trata-se da companhia aérea de baixo custo Ryanair (Irlanda) [2]. Em geral, essas companhias já são conhecidas por eliminar tudo possível para reduzir seus custos operacionais. Dessa vez, resolveram diminuir a quantidade de gelo servido nos copos e o tamanho das revistas de bordo. Com isso, houve a diminuição do peso e a consequente economia de combustível. Estima-se que a empresa economizou cerca de US$ 650 mil.

Um outro caso bem interessante é o da UPS, empresa americana de logística que entrega diariamente 18,3 milhões de encomendas. [3] A empresa “proibiu” que os motoristas virem à esquerda. Isso mesmo, a empresa possui um software de definição de rotas que traçam os caminhos mais eficientes (e não os mais curtos) e um dos critérios é não virar à esquerda. A explicação, comprovada até pelos Caçadores de Mitos, é que ao tentar dobrar à esquerda no trânsito faz com que os motoristas tenham de esperar que o semáforo ou o trânsito no sentido oposto libere para cruzar a rua. Desde 2004, a UPS adota esse critério e, de acordo com a empresa, isso permitiu economizar cerca de 38 milhões de litros de combustível, além de deixar de emitir 20 mil toneladas de CO2.

E, você, sabe quanto sua empresa desperdiça de energia para cada hora de ar-condicionado que é esquecido ligado após o expediente ou no horário de almoço? 1 AC de 24.000 BTU/h pode custar, aproximadamente, R$ 1,40 por hora. Multiplique pela quantidade de ACs da sua empresa e você vai ver que, em um ano, o dinheiro ao vento é bem considerável.

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A TEÇÁ é especializada em Soluções de Redução de Custos e, com o TAC (TEÇÁ Air Control), pode ajudar a sua empresa a eliminar esse desperdício de energia, padronizar os parâmetros de temperatura e velocidade do ar e evitar desentendimentos e insatisfações com a climatização.

Antes de iniciar um processo de redução de custo na sua empresa, analise bem as possibilidades, variáveis envolvidas e impactos não só nos custos, mas também na qualidade do seu produto ou serviço, na satisfação dos seus clientes e funcionários. Faça de forma inteligente e se quiser nossa ajuda, entre em contato. Será uma honra trabalhar com você!

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Referências:

  1. https://g1.globo.com/economia/noticia/2016/04/quanto-custa-comida-que-companhias-aereas-servem-nos-avioes.html
  2. https://www.megacurioso.com.br/economia/43200-5-medidas-curiosas-adotadas-por-companhias-para-economizar-dinheiro.htm
  3. https://g1.globo.com/mundo/noticia/por-que-empresa-de-entregas-ups-proibe-seus-caminhoes-de-dobrar-a-esquerda-e-diz-economizar-milhoes-com-isso.ghtml